Destaques do Mês

dest2

Oficina de dicção, oratória e desinibição

No dia 05/07/2013 aconteceu uma oficina pedagógica no salão de eventos da E.E.E. Básica Augusto Ruschi, com os alunos das oitavas séries, promovido pela escola com a parceria do curso de Comunicação da UFSM.

A temática da primeira oficina pedagógica foi: Dicção e a oratória e desinibição, com a aluna do 5º semestre de Relações Públicas da UFSM, Priscila Stefanello Moro.

Essas oficinas vem ao encontro do complexo temático da escola para o ano de 2013 : “Aprendizagem e comunicação no exercício da cidadania.”

A Priscila iniciou a oficina com um vídeo sobre a importância da linguagem oral e as diferenças entre comunicar e informar, que contou com a participação de dois alunos, Igor, da turma 81 opinado que ambos termos significam o mesmo e Eduarda, da turma 84 que discorda e diz terem significados e intenções diferentes.

Após questionou os alunos sobre o significado de DICÇÃO, ORATÓRIA e explicou sobre cinco elementos importantes para uma boa oratória: quem diz, o que, a quem, por que meio, com que efeitos e sobre as qualidades que o orador precisa ter: credibilidade, naturalidade, entusiasmo, conhecimento, conduta ética.

Encerrou a primeira oficina, que segundo ela, foi mais teórica, para apresentar a proposta, com o desafio para os alunos ler alguns travalínguas.

Agradecemos a Priscila que esteve conosco neste momento de aprendizagem e ao grupo de professores e alunos que participaram ativamente da proposta.

Aguardamos o próximo encontro que acontecerá na primeira sexta-feira, após o recesso escolar, dia 02 de agosto.

Equipe do SAP

 


 

Aulão Integrado

No dia 28/06/2013 aconteceu uma oficina pedagógica no salão de eventos da E.E.E. Básica Augusto Ruschi, denominada o Aulão Integrado do Ensino Médio 2013 (1ºs e 2ºs anos) promovido pela escola com a parceria do curso de Comunicação da UFSM.

A temática da primeira oficina pedagógica foi: Dicção e a oratória e desinibição. A atividade coroou o trabalho pedagógico dos professores da escola que atravessa o complexo temático “ Aprendizagem e comunicação no exercício da cidadania.”

Agradecemos a Pricila aluna do curso que esteve conosco neste momento de aprendizagem e ao grupo de professores e alunos que participaram ativamente da proposta.



Aguardemos a próxima etapa.
Não se esqueçam da tarefa que a Pricila nos deu.
Equipe do SAP.

 

 

Aulão Integrado Noturno

Na noite de 19 de junho os alunos do noturno discutiram e produziram sobre as manifestações num Aulão Integrado!

Parabéns aos participantes que integraram nas discussões o complexo temático da escola!!

Aprendizagem e comunicação no exercício da cidadania!!

 

 

SEMANA DA CRIANÇA PRA LÁ DE ESPECIAL NO RUSCHI!!!!!

A Semana da Criança na E.E.E.B. Augusto Ruschi contou com uma ativdade pra lá de especial na manhã de hoje, quarta-feria. Alguns alunos da Turma 102 da disciplina de Seminário Integrado, do Primeiro Ano do Ensino Médio Politécnico adotaram a ideia maravilhosa da professora Angela Tonetto e montaram a peça de teatro “Pé de Pilão”, da mesma obra do autor gaúcho Mario Quintana.
O teatro foi apresentado em três sessões, uma para os alunos dos Primeiros anos, outra para os de Segundo e outra para os de Terceiro. Ficando as turmas de Quarto ano para a semana que vem.
A ideia surgiu depois que os alunos de 1º e 2º anos e a Turma de 3º ano que a Professora Angela Toneto também é regente pela manhã assistiram a peça de teatro na Praça Saldanha Marinho, durante a feira do livro em Maio, com a Companhia Pé Quente de Porto Alegre.
Voltando a escola, a professora comentou que iria propor aos alunos do Ensino Médio uma peça semelhante para apresentar na Semana da Criança. Aceitada a ideia, os alunos começaram a trabalhar, montagem de cenário, que ficou sob a responsabilidade da Turma 104 e foi desenvolvida nas disciplinas de Artes e Seminário Integrado, ensaios e atividades integradas com as outras disciplinas. Todos os alunos participaram de alguma forma dessa atividade e todos desenvolveram um projeto, sendo a culminância a apresentação da peça teatral encenada pelos alunos: Dárion, Danrley, Gabriel Rodrigues, Gabriel Trindade, Juliana, Rodrigo, Samuel e Gabriel Moraes. Os alunos Alisson Roger e Pablo auxiliaram na plateia e filmagem do espetáculo.
Os alunos utilizaram fantoches para contar a história e também personagens que circulavam no meio do público: crianças encantadas pela magia do teatro. A Professora Angela além da Direção Geral da peça também era a narradora da história e participou ativamente das três sessões, provando que é possível trabalhar de forma diferenciada com adolescente e mais ainda que é possível integrar alunos do Ensino Médio e do Fundamental, aproveitando o talento desses alunos-atores para momentos culturais na escola.
Fico feliz ao saber que o empréstimo do meu querido livro Pé de Pilão, que ganhei de presente numa das primeiras edições da obra quando tinha a idade dos meus alunos, contribuiu para um trabalho tão maravilhoso. Sou suspeita em tecer qualquer elogio as obras de Mario Quintana, um poeta da nossa terra e que foi tão pouco valorizado em vida, mas alegro-me em saber que existam pessoas interessadas em manter vivas suas produções.
Parabéns Professora Angela Tonetto, você mostrou como sempre toda sua competência, entusiasmo e comprometimento pela Educação!
Parabéns Alunos-Atores dessa peça teatral e que essa seja apenas a primeira de muitas apresentações aos alunos dos anos iniciais da Escola Augusto Ruschi!

ALESSANDRA VENTURINI
PROFESSORA DE 2º ANO – T.24