Diretor da EEEB Augusto Ruschi apresenta gestão em seminário em Brasília

Date: setembro 4, 2014 Author: admin Categories: Notícias

danclarDanclar Jesus Rossato, diretor da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, de Santa Maria, foi um dos gestores de escola brasileiros premiados em 2013 pelo Prêmio Gestão  Escolar (PGE), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de  Educação (Consed) e na última semana participou do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, uma das ações de formação do ano de 2014 no âmbito do PGE. Compuseram a comitiva gaúcha, junto do prof. Danclar, a coordenadora estadual do PGE, Daniela Bürgie, e Tania Sasso, diretora da escola de 1º Grau Anselmo Piccoli, de Bento Gonçalves (foto). Para o diretor, a oportunidade de compartilhar boas práticas de gestão com os demais gestores do Brasil, ouvir a experiências educacionais dos diretores americanos é uma oportunidade que permite autoavaliação da escola das formas de gestão e os processos pedagógicos que buscam melhorar a aprendizagem e a inclusão social, com foco no resgate da cidadania.

“Ao trocar ideais e experiências, podemos avaliar nossa caminhada educacional e construirmos com a comunidade escolar ações que priorizem a formação do corpo docente, a melhoria da aprendizagem e a implementação das novas propostas educacionais do Brasil. Isso qualifica a escola pública” , frisa o gestor.

O encontro reuniu os diretores de escola premiados com 1º e 2º lugares em 2013 além dos coordenadores estaduais do PGE e representantes de secretarias estaduais de educação, de instituições parceiras do Consed e gestores de escolas norte-americanas – em 2013, um dos prêmios consistuiu em uma viagem a Washington, Estados Unidos, para conhecer a realidade e outras formas de gestão e participar do seminário internacional sobre educação, com visitação a escolas americanas do Estado do Alaska.

Em Brasília, no dia 15 passado, Rossato apresentou em oficina a experiência da Gestão Democrática e Participativa que é realizada na escola do interior gaúcho. O diretor destaca que cerca de 50 pessoas acompanharam a atividade. Em outubro, o diretor gaúcho e os demais gestores que obtiveram o reconhecimento do Consed em 2013 terão a oportunidade participar de curso de capacitação e formação sobre gestão escolar, no National College for Teaching and Leadership,  desta vez no Reino Unido. A viagem de intercâmbio terá duração de dez dias, iniciando em 20 de outubro.

A escola Augusto Ruschi 

A escola está localizada no Bairro Santa Marta, em Santa Maria. Atualmente, são 1.448 alunos, de ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional. De acordo com o diretor, trabalham na escola 106 professores e 29 funcionários.

A Escola participa do PGE desde 2009, quando foi vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar  pelo Estado do Rio Grande do Sul, sendo escolhida a Escola Pública do RS que representou o Estado junto ao Consed. Como premiação, o diretor Danclar participou de uma viagem de intercâmbio nos EUA junto a 23 gestores representantes de seus estados, na oportunidade visitando o estado de Ohio.