PARABÉNS COMUNIDADE ESCOLAR!!!!

Date: outubro 4, 2013 Author: admin Categories: Notícias

ESCOLA Augusto Ruschi classificada para a Etapa Estadual da IV Conferência Nacional  InfantoJuvenil  pelo Meio Ambiente!

Confira o PLANO DE AÇÃO e as fotos da conferência, etapa da escola.

Ao trabalho!!!!

PROJETO DE AÇÃO

 

1) Título: Geração “Terra Viva”. Participo desta ideia!

2) Dados de Identificação:

2.1. Nome da Escola: Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi

2.2. Anos/Série: 2º ao 7º ano; 7ª e 8ª série e Ensino Médio.

3) Objetivos

- reconhecer a importância da terra como recurso natural relevante para a vida no planeta;

- valorizar a horta da escola como espaço de aprendizagens sobre o meio ambiente;

- observar a importância da interação dos animais com a terra na aeração e fertilização da mesma (minhocário-terra viva);

- utilizar a “terra viva1” para produção de mudas medicinais e nativas a serem utilizadas na revitalização da escola e distribuição para a comunidade local;

- incentivar a preservação das plantas semeadas;

- construir um “Jardim Filosófico” com mudas produzidas a partir da “terra viva”;

- realizar caminhadas de conscientização no entorno do espaço escolar para observação e análise do meio ambiente;

- realizar uma pesquisa socioambiental na comunidade para diagnóstico do meio ambiente nas imediações da escola;

- organizar uma Feira Ecológica na escola valorizando o uso das plantas medicinais e nativas;

- produzir jogos pedagógicos com materiais alternativos (lixo seco);

- desenvolver brincadeiras folclóricas tradicionais do RS usando materiais alternativos;

- divulgar os conhecimentos elaborados nos meios de comunicação da escola (rádio escola, site institucional da escola, blogs e jornal escolar).

4) Justificativa:

            A Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em sua trajetória de vinte e sete anos, propõe desafios diários a sua comunidade.

            Todas as ações realizadas na Escola nascem do Complexo Temático, que para o ano de dois mil e treze está definido como “Aprendizagens e comunicação no exercício da cidadania”. Este fio condutor é escolhido através de uma pesquisa socioantropológica com a comunidade.

            Paralelamente ao Complexo Temático escolhido, a Escola tem tradição em dedicar-se ao estudo e ações voltadas ao Meio Ambiente. Desta forma, reafirma-se  a importância das ações realizadas em conjunto com a comunidade para exercício da cidadania, valorizando e expandindo espaços de cuidado com o meio ambiente tendo em vista a melhoria ambiental em toda a comunidade.

            Ainda, dentro do contexto das ações coletivas, a Escola pretende, a partir da pesquisa socioambiental, intervir junto às autoridades competentes a buscar soluções para sanar as dificuldades enfrentadas pela comunidade local,  oferecendo assim, qualidade de vida mais adequada à população da COHAB Santa Marta.

5) Plano de Ação

Atividades com os Anos Iniciais

- 2º ano

- Contação de histórias “Uma viagem com muitas mães” e “A viagem da sementinha”. (maio de 2013)

- Plantio das sementes de amor perfeito numa caixa com a “terra viva” preparada pelos alunos e Professor Luiz Sadi Cargnin, responsável pela horta da escola (maio de 2013). Essas mudas serão transplantadas no “Jardim Filosófico” do Ensino Médio (outubro de 2013)  e por alguns pais nos canteiros da escola (última semana de setembro de 2013).

- Produção do minhocário e plantio de sementes para observar a germinação e aeração da terra (junho de 2013)

- 5º Ano

- Construção da Horta Suspensa a partir de garrafas PET (julho de 2014).

- Registro fotográfico do descarte do lixo humano na Escola e na Comunidade em torno da mesma. O material servirá de análise para a identificação do que pode ou não ser reutilizado para a produção de jogos pedagógicos (agosto de 2014 em diante).

- Os alunos e a comunidade irão pintar os muros, revitalizar o pátio da escola com o plantio de mudas, limpeza e cuidado com os mesmos durante o ano letivo. Neste momento acontecerá o esclarecimento sobre os materiais que devem ou não ser retirados dos canteiros e escolha das plantas que serão semeadas (agosto, setembro e outubro de de 2014).

- Nas aulas de Educação Física elencou-se as Brincadeiras Folclóricas tradicionais do Rio Grande do Sul como Três cachorrinhos, Meu Belo Castelo, Cinco Marias, etc. onde será utilizado material alternativo para a confecção das mesmas (setembro de 2014).

- Na área da Matemática a ideia é construir os sólidos geométricos a partir de materiais reaproveitáveis (setembro de 2014).

- Registro no Blog “Nossas Produções” das turmas de quinto ano e no site da Escola (http://escolaaugustoruschi.com.br) que servirão de base para a produção de redações e a produção de um relatório final também publicado no Blog e site (durante todo o ano letivo de 2014).

Atividade com os Anos Finais

- 6º Ano: Feira ecológica: os alunos vão abordar a temática do uso de plantas medicinais e nativas, iniciando o trabalho por uma pesquisa com membros da comunidade, buscando informações sobre plantas utilizadas na medicina caseira. Esses dados serão estudados e, os alunos colocarão em prática o conhecimento reunido através da construção de uma horta de plantas medicinais, que poderá ser utilizada pelos alunos e a comunidade. Numa segunda etapa as plantas cultivadas na horta serão utilizadas para a confecção do herbário (catálogo de plantas desidratadas). Para finalizar, profissionais da área e pessoas da comunidade ministrarão palestras relacionadas à temática. Todo o conhecimento reunido na teoria e prática será então divulgado para a comunidade através de cartazes, panfletos e educomunicação (novembro e dezembro de 2013)

- Participação Programa Escola-Aberta: produção das capas do herbário na Oficina de Artesanato (maio de 2014).

- 7º Ano: Pesquisa Ambiental na COHAB Santa Marta e Produção de Minhocário (novembro de 2013)

Os alunos vão elaborar e aplicar um questionário na Comunidade para reunir informações ambientais sobre a região a qual a Escola Augusto Ruschi faz parte. Ao mesmo tempo, as turmas realizarão caminhadas e visitas a locais críticos da região, onde o meio ambiente está sendo ameaçado, para verificar a situação dos cursos d’água, destinação do lixo, infraestrutura das habitações na comunidade para o descarte adequado do esgoto doméstico, etc. Na oportunidade os membros da comunidade serão entrevistados e darão sua opinião sobre a situação.

Os resultados da pesquisa ambiental serão analisados e discutidos pelos alunos, e os mesmos tentarão achar soluções para os problemas ambientais apontados. Essas soluções farão parte de uma proposta ambiental com diretrizes a serem encaminhadas para o órgão competente na Prefeitura Municipal.

            Todos os alunos do 7º ano já vêm discutindo temáticas ambientais em sala de aula, e estão montando Mini minhocários para entender a importância da preservação da “terra viva” e dos cuidados ambientais necessários, especialmente a questão da destinação de esgoto e lixo na comunidade. A construção dos minhocários poderá ser reproduzida nas residências para aproveitamento do “lixo orgânico”.

            O trabalho de culminância desta atividade pedagógica será uma Caminhada na comunidade, onde os alunos vão distribuir panfletos e adesivos, escolhidos anteriormente em concursos de desenho com as turmas da escola, e esclarecer as famílias sobre os cuidados com a nossa terra. Paralelamente haverá a inauguração de pontos de coleta de óleo de cozinha, remédios fora do prazo de validade, pilhas e baterias de celular na escola.

Atividades com o Ensino Médio

- 2º ano:

- Jardim Filosófico: com a intenção de resgatar o legado de Augusto Ruschi e em sua memória, foi pensada uma oficina prática, coordenada pelo Projeto PIBID-Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, na produção do jardim filosófico com as mudas produzidas pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da escola.

            O “Jardim Filosófico” será organizado, a princípio, nos diversos espaços do pátio da escola e principalmente na horta, com caminhos produzidos com material reaproveitado para que os alunos façam caminhadas, leituras e estudos com seus Mestres à moda Maiêutica. Neste espaço serão colocadas placas com frases filosóficas para reflexão (outubro de 2013)

-1º e 3º anos

- Sarau da comunicação, no qual todas as áreas do conhecimento, integradas, realizam intervenções nos diferentes ambientes da escola por meio de teatro, jograis, poesias, declamações e educomunicação (rádio escola). Nessa iniciativa personalidades importantes relacionadas ao meio ambiente como Augusto Ruschi, Leonardo Boff, Chico Mendes, José Lutzenberger, entre outros, serão lembrados (novembro de 2013).

- Homenagens:

            Pretende-se homenagear os professores responsáveis pelas ações ambientais ao longo da história da escola com condecorações no Seminário de Boas Práticas, exaltando a contribuição dos mesmos para a conscientização ambiental da comunidade (no Fórum das Boas Práticas 2, em  23 de novembro).

                        Foto da Conferência realizada na escola no dia 28/08/2013

 

                                    Foto das delegadas escolhidas pelo grupo

 

SAP