Trilhas da educação
SAP/SOE- Ações pedagógicas específicas- perguntas e respostas
- Quando as reuniões pedagógicas acontecem? Com que frequência? Qual é o caráter dessas reuniões, pedagógico ou não?
As reuniões pedagógicas acontecem semanalmente. Cada mês é realizada num dia da semana para que todos professores possam participar e em um sábado por mês, quando se reúnem todos os professores. O caráter da reunião pedagógica é especialmente para trabalhar o pedagógico visto que a reestruturação do médio é uma realidade na escola, na qual se optou por adotar a mudança como proposta de transformação para toda a escola desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Médio. Estamos vivenciando o processo de reestruturação com as “dores e as cores” próprias dessa prática.
- O PPP da escola dialoga com a realidade em que a escola está inserida? Como? Quando?
O PPP da escola está em sintonia com a realidade, visto que este ano se tem como prática o Projeto: Educação para uma cultura da Paz. Repensando a escola numa proposta interdisciplinar e todas as ações da escola estão articuladas e ligadas nessa intenção. Essa temática surgiu a partir da análise da nossa pesquisa socioantropológica realizada em dezembro de 2011.
- Nas reuniões pedagógicas são realizadas trocas de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos?
Sempre se usa a reunião pedagógica para trocar experiências e pensar desde o coletivo e a demanda da escola às ações pedagógicas para desenvolver o trabalho.
- Como acontece a avaliação, como diagnóstico ou como verificação ao final do processo?
Estamos pensando, neste ano, a avaliação da escola. Na verdade a parte do PPP que está em construção é a AVALIAÇÃO. Temos, inclusive, um espaço para discutir o assunto no TELEDUC da 8ª CRE (Luckesi, Hoffmann e Rocha). Assim, nos propomos a pensar sobre avaliação durante todo este ano e o processo está no caminho. Temos a avaliação paralela como proposta. Está se desenvolvendo dentro da normalidade e com os devidos registros.
- A escola tem alunos com distorção idade-série nos anos iniciais? E nos finais e ensino médio?
Temos alunos com distorção idade/série. Qual escola pública não tem???
- O que a escola tem feito para reverter essa situação em cada nível?
Desde o ano passado estamos realizando um projeto específico para o grupo, em especial com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Em anexo estamos enviando o projeto desenvolvido este ano para o grupo de alunos dos sextos anos e também o projeto desenvolvido com os alunos com dificuldade em português e matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental.
Temos alunos com defasagem idade/série no Ensino Médio que estão integrados nas turmas regulares e recebem uma atenção diferenciada por parte dos professores.
Citar outras ações pedagógicas desenvolvidas pela escola.
Projeto Pedagógico da Escola: Educação para uma cultura da Paz: Repensando a escola numa proposta interdisciplinar.
Literatura em Cena: projeto desenvolvido em parceria com o Fóton vestibular para os textos de literatura (vestibular).
Sarau Literário: Anos iniciais Auri Sudati (poeta Santa-mariense)
Rádio Escola: Alunos do ensino fundamental e Médio em formação para desenvolver a atividade na escola, com o objetivo de estimular a criatividade, a autonomia, a autogestão, a socialização, ampliando assim o universo de conhecimentos envolvidos, propiciando novos meios de aprendizagem.
Participação da escola no I EDUCOM SUL/SEDUC/UFSM- relato de experiências – Rádio Ruschi: um (re) pensar da escola em uma proposta interdisciplinar
Sarau do Teatro: Promovido pelos alunos e professora de português dos Anos Finais do ensino fundamental (8ª Série) para os alunos do ensino fundamental anos Iniciais.
Projeto de ciências no laboratório: práticas no laboratório (ver fotos).
Sala da Linguagem: Projeto Inglês para os sextos anos: (ver foto)
Primeiros anos do Ensino Médio: Apresentação dos trabalhos de Inglês.(Palco do salão)
Estamos iniciando o Projeto do Recreio Dirigido para os anos iniciais. Este é a oficina pedagógica do processo de pesquisa do Seminário Integrado do Ensino Médio.
Fase: formação para monitoria do recreio
Início com os alunos: 01/08
Projeto LIDERANÇA: Trabalho com os líderes das turmas. Desenvolvimento de uma liderança positiva.
Grêmio Estudantil: Secretaria da Cultura. Palestras com os alunos dos anos iniciais sobre valores cívicos.
Projeto de orientação Profissional: SOE com atendimento psicológico voluntário.
Projeto SOE: Relacionamentos e valores. Com as turmas para trabalhar as dificuldades de relacionamentos que podem interferir na aprendizagem dos conceitos.
Terapia de grupos: Assuntos da Adolescência. (Psicologia/UNIFRA)- Alunos de sextas séries- turno inverso
Jogos da Integração