Mensagem do Diretor

Date: outubro 13, 2011 Author: admin Categories: Geral

Visualizar discurso de 25 anos do Diretor (acessar)

25 ANOS ‚Äď UM MARCO EDUCACIONAL

A trajetória educacional da Escola Augusto Ruschi tem-se configurado por um processo democrático construído no decorrer do tempo.

No in√≠cio, constru√≠da para atender a comunidade da COHAB Santa Marta, passo a passo os educadores e funcion√°rios que para c√° vieram criaram com ela um elo s√≥lido e de m√£os dadas constru√≠ram uma caminhada que hoje, orgulha e dignifica a educa√ß√£o p√ļblica de Santa Maria e do pa√≠s.

Está implícito na história educacional de nossa escola a contribuição voluntária de muitos colegas da área educacional que não mediram esforços para consolidar a identidade desta comunidade escolar.

V√°rias batalhas foram travadas para efetivar esta constru√ß√£o de cidadania entre as quais podemos destacar a interven√ß√£o na escola, greves, a presen√ßa do Minist√©rio P√ļblico obrigando o estado a construir muros ao redor para dar seguran√ßa √† comunidade escolar.

Nesse contexto devemos enaltecer todos os professores e funcionários que aqui iniciaram e se aposentaram, verdadeiros soldados, obreiros que sempre estiveram na linha de frente dando seu tempo, dedicação e uma parte de suas vidas para que esta batalha fosse vencida.

Muitas vezes fatigados pela luta di√°ria e vendo seus direitos serem extinguidos por pol√≠ticas governamentais equivocadas, estes verdadeiros soldados n√£o permitiram que a descren√ßa e a educa√ß√£o fosse mero interesse pol√≠tico. Com este batalh√£o de professores valentes, fortes, verdadeiros guerreiros e perseverantes a Escola Augusto Ruschi tomou posse deste territ√≥rio, solidificou-se e foram ampliando o espa√ßo de conquistas educacionais no transcurso do tempo, de tal forma que ultrapassamos os horizontes regionais e em 2009 fomos escolhidos como melhor escola p√ļblica do Rio Grande do Sul no Pr√™mio Nacional de Refer√™ncia em Gest√£o Escolar.

Hoje, nossa escola é referencia em educação e visamos desenvolver um projeto político pedagógico voltado para a inclusão social, humanização e capacitação.

Na área de inclusão social implementamos os programas: Escola Aberta para a Cidadania e o Mais Educação, bem como os projetos de incentivo ao esportes, jornal, PIBID, Educação Ambiental e rádio escolar.

No que se refere a inclusão digital a escola avançou significativamente tendo dois laboratórios de informática com internet banda larga à disposição da comunidade escolar bem como capacitou os professores para utilizaram de forma eficiente esta ferramenta pedagógica de aprendizagem.

J√° para os alunos portadores de necessidades especiais disponibilizaremos, a partir de 2012, a sala multifuncional e educador especial.

Recentemente, fomos contemplados como Escola P√≥lo de Cursos T√©cnicos em parceria com o Instituto de Educa√ß√£o, Ci√™ncia e Tecnologia Farroupilha. Destinado alunos que j√° conclu√≠ram o Ensino M√©dio e buscam capacita√ß√£o para o mercado trabalho. Uma conquista de suma import√Ęncia que vir√° beneficiar toda comunidade escolar da zona oeste e atender uma grande demanda que espera uma oportunidade de buscar uma profiss√£o e ingressar no mercado de trabalho.

Em rela√ß√£o ao combate √† viol√™ncia a escola foi selecionada pela Primeira Promotoria da Inf√Ęncia e Juventude para integrar o Projeto das Pr√°ticas Restaurativas, um caminho democr√°tico, n√£o punitivo para solucionar os conflitos mediante o di√°logo.

Elencamos em nosso tema gerador os quesitos: meio ambiente, família e valores. Além disso, estamos construindo com toda a comunidade escolar o projeto da Cultura da Paz, escola harmonizada e solidária.

Merece refer√™ncia o v√≠nculo constru√≠do entre a escola e a comunidade escolar. Pais, alunos, ex-alunos, professores aposentados, CPM, Gr√™mio Estudantil, Conselho Escolar somam-se neste processo de implementa√ß√£o de a√ß√Ķes que alavancam o crescimento educacional.

Nos reportamos tamb√©m a muitas institui√ß√Ķes que cooperam direta ou indiretamente de forma positiva, entre elas podemos destacar: APAE, Associa√ß√Ķes Comunit√°rias, Comunidade Cat√≥lica, Parceiros Volunt√°rios, CTF Os Nativos, PELC ‚Äď Vida Saud√°vel, FUNDAI, Escola Marista Santa Marta, UFSM, FAPAS, UNIFRA, FAMES, ULBRA, Brigadas Militar, Minist√©rio P√ļblico, Conselhor Tutelar e 8¬™ CRE.

Nosso agradecimento especial, nosso abraço forte e carinhoso a todos que direta ou indiretamente fazem parte destes 25 anos da Escola Augusto Ruschi.

Danclar Jesus Rossato ‚Äď 25 anos da Escola Augusto Ruschi
Diretor da Escola